17 de junho de 2020

Crea-AP lamenta falecimento de seu Ex-Presidente, eng. civil José Pastana.

É com profundo pesar que o Conselho Regional de Engenharia a Agronomia do Amapá (Crea-AP), comunica o falecimento do engenheiro civil e ex-Presidente do Crea-AP, José Rosário Pastana, 71 anos.


Aos amigos, colegas de profissão e, de modo especial, à família, o Crea-AP expressa seus sinceros sentimentos de condolências.


 

Atuação no Sistema Confea/Crea

 

No período de 1985 à 1987, José Pastana foi Inspetor da Inspetoria do Amapá, em Macapá-AP, o qual era vinculado ao então Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Pará – CREA-PA/AP, com sede em Belém-PA.


Com a criação do Crea-AP, em dezembro de 1992, José Pastana, em 1993, foi designado o primeiro Presidente do Conselho, tendo uma relevante atuação para o fortalecimento da engenharia amapaense.


Ainda, em 1995, foi Conselheiro Regional do Crea-AP, eleito pela entidade de classe Clube de Engenharia e Arquitetura do Amapá – CEAAP, onde foi Sócio Fundador e Presidente.

 

 

Atuação profissional

 

Além da formação em Engenharia Civil (UFPA-1973), José Pastana possuía pós-graduação em Engenharia de Sistemas Urbanos (IBAM/RJ-1976), em Engenharia de Segurança Trabalho (PUC/RJ-1976) e em Auditoria Ambiental (IESAM/PA-2003).


 

Por mais de 42 anos exerceu a profissão de engenheiro, dos quais, 30 foram dedicados à docência, nas áreas de Matemática e Física, tendo lecionado em escolas de ensino médio em Belém-PA e em Macapá-AP.

 


Como Engenheiro Civil e Engenheiro de Segurança do Trabalho, desempenhou diversos cargos na Prefeitura de Macapá, como Diretor do Departamento de Obras e Viação e Diretor do Serviço Municipal de Estradas de Rodagem. No Governo do Estado do Amapá, onde até então estava servidor público, desempenhou diversos cargos, como Diretor do Departamento de Saneamento e Desenvolvimento, Chefe da Divisão de Urbanismo, Chefe da Seção de obras de recuperação e Proteção de Áreas, Diretor -Presidente da Companhia de Água e Esgoto do Amapá, Diretor do Departamento de Engenharia de Transporte, entre outros.


Uma homenagem de todos os funcionários, colaboradores, Conselheiros e Diretoria do Crea-AP.

 

 

Bruno Américo Lima Ferreira

Gabinete da Presidência

Leia Também

CREA-AP NAS REDES SOCIAIS

Av. Raimundo Álvares da Costa, Nº 1597 - Central
Cep: 68.900-915 - Macapá/AP
Telefone/Fax: (96) 3223-0318 / 3223-4008 / 3222-3555

Horário de atendimento ao Público

Das 08:00 às 12:00
        14:00 às 18:00

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amapá